Você sabe como funciona o pedido de revisão de aposentadoria? Você sabe qual modalidade de revisão se aplica em seu caso?
A ideia de aumento no valor de seu benefício pode ser tentadora, mas cuidado, um pedido de revisão sem saber qual modalidade se enquadra em seu caso e sem a documentação correta pode te prejudicar e até diminuir o valor do seu benefício!
A revisão de aposentadoria nada mais é que a reanálise do benefício já concedido pelo INSS. Pode ser solicitada quando há uma insatisfação com o valor recebido, seja por acreditar que o cálculo esteja errado, pela falta de reconhecimento de algum período trabalhado, ou por novas teses jurídicas que garantem ao aposentado um melhor benefício.
Atualmente, contamos com alguns tipos de revisões:
A revisão para inclusão de salários do CNIS ou fichas financeiras trata os períodos em que houve contribuição ao INSS e esta não consta no CNIS; ou nos quais o valor presente no extrato previdenciário esta inferior ao que foi realmente contribuído.
Isso normalmente ocorre quando no momento de preencher o requerimento de concessão de aposentadoria, o segurado não se atenta aos períodos em que há o vínculo no CNIS, mas não há valores de contribuição referentes a esse vínculo; ou quando o empregador realiza o desconto referente ao pagamento do INSS na folha de pagamento do segurado, mas não realiza as contribuições ao INSS, ou realiza em valor inferior ao recebido pelo empregado.
Quais documentações podem ser úteis se esse for seu caso?